Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1000
Título: A Reabilitação Fisioterapêutica de Idosos Portadores de Osteoartrose e Submetidos à Artroplastia Total de Joelho
Autor(es): SOUZA, LUCIANA MATOS PATÊZ DE
Palavras-chave: Fisioterapia
Osteoartrose
Artroplastia Total
Data do documento: 2013
Resumo: O complexo da articulação do joelho é formado pelo fêmur com seus dois côndilos, a tíbia com seus dois platôs tibiais e o grande osso sesamóide denominado patela, por sua localização no centro do membro inferior, esta sujeito a lesões traumáticas, ligamentares, capsulares, meniscais e ósseas, lesões estas que ocorrem por mecanismos diretos ou indiretos as quais vão provocando degenerações que recebem a nomenclatura de osteoartrose; está em seu grau mais avançado tem a indicação clinica de cirurgia para substituição da mesma. A Prótese Total do Joelho (PTJ) é o ato de substituição total da articulação do joelho e é um procedimento que se iniciou por volta de 1820 e que já conheceu várias revoluções e inovações. Percorreu-se um longo caminho, desde as complicações iniciais da quase total falta de mobilidade até ao problema atual de desgaste do diferente material usado na construção da prótese. É um procedimento que atualmente é aceito e proposto para o tratamento da patologia articular em qualquer das suas formas (degenerativa, traumática, inflamatória ou tumoral), ganhando cada vez mais adeptos em relação ao tratamento médico não invasivo. Os avanços levam a uma maior estabilidade, mobilidade e duração diminuindo cada vez mais os resultados adversos e co-morbilidades. A fisioterapia tem por objetivo a restauração da amplitude de movimentos (ADM), prevenir as complicações pós operatórias, incluindo TVP, infecção e embolia pulmonar. Deste modo, o objetivo desse estudo é discorrer sobre a influência da fisioterapia na Reabilitação Fisioterapêutica de Idosos Portadores de osteoartrose Submetidos a Artroplastia Total de Joelho. Considera-se então que a fisioterapia atua de forma reabilitadora restaurando a ADM e devolvendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes submetidos a artroplastia total de joelho.
Descrição: Monografia apresentada Curso de Graduação em Fisioterapia como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Fisioterapia. da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA de Ariquemes, sob a supervisão do docente: Profr Orientador: Alessandro Augusto Franco de Souza.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1000
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.