Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/104
Título: A EFETIVIDADE DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR EM IDOSOS
Autor(es): NEVES, JONISSON RAFAEL MARQUES
Palavras-chave: Fisioterapia
Idoso
Hérnia de disco
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: A população mundial esta envelhecendo, portanto a qualidade de vida tem sido um dos grandes fatores a serem alcançados pela humanidade, em especial as pessoas que se encontram na terceira idade. Dentre as alterações sofridas no sistema musculoesqueléticos nos idosos, destacam-se as lombalgias provenientes de hérnia de disco lombar que, na maioria dos casos, são fatores desencadeados por grandes forças compressivas na coluna lombar. O Método Pilates foi desenvolvido por Joseph Humbertus Pilates tem como princípios a concentração, fluidez, controle, precisão, respiração e contração de powerhouse. Este método proporcionando então alongamento e fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade e condicionamento cardiorrespiratório ao praticante do método. Esse estudo de revisão bibliográfica tem como objetivo avaliar a efetividade do Método Pilates como forma de tratamento de hérnia de disco lombar em paciente da terceira idade. Para que se tenha bons resultados quanto ao tratamento de hérnia de disco lombar em idosos faz-se necessário um programa de reabilitação que proporcione estabilidade para a execução dos exercícios, características coerentes ao Método Pilates que no decorrer da pesquisa se mostra de boa efetividade.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito parcial à obtenção de Título de Bacharel em Fisioterapia. Prof. Orientador: Clara Tomé Vieira.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/104
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEVES, J. R. M. - A EFETIVIDADE DO MÉTODO PILATES NO TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO LOMBAR EM IDOSOS.pdf533,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.