Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1055
Título: PROFISSÃO CARTEIRO: COMO ANDA A SAÚDE DESTE PROFISSIONAL?
Autor(es): Pagani, Mario Mecenas
BORGES, MAURÍCIO VIEIRA
Avila, Renato Nogueira Perez
Palavras-chave: Educação Física
Saúde
Carteiros
Distúrbios Osteomusculares
Trabalho
Data do documento: 2016
Resumo: Algumas doenças profissionais tem uma nítida associação etiológica. Inúmeros estudos vêm relacionando o aparecimento e desenvolvimento em trabalhadores de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), com a adoção de posturas inadequadas, sobrecarga de trabalho e stress para a realização de suas atividades durante a jornada laboral, as quais foram denominadas de doenças relacionadas com o trabalho ou doenças ocupacionais. Este artigo de revisão teve como objetivo identificar quais os principais desconfortos que afetam a vida profissional do carteiro no Brasil e no mundo. O desenvolvimento do DORT é ocasionado por diversas causas e os principais fatores de riscos são os biomecânicos, organizacionais, ambientais, psicoemocionais, estresse, entre outros. Os locais do corpo que mais apresentaram desconfortos nos carteiros por ordem de incidência foram: a coluna lombar, coluna torácica, ombros, joelhos, pescoço, punho/mão, tornozelo e coxas. O ideal para que não ocorram problemas físicos e psicossomáticos nestes profissionais, seria a realização de intervalos periódicos de descanso durante a jornada de trabalho e a implantação de um programa de ginástica laboral.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1055
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORGES, M. V., et. al. - PROFISSÃO CARTEIRO.. COMO ANDA A SAÚDE DESTE PROFISSIONAL.pdf78,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.