Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1182
Título: Da medicalização ao silenciar dos afetos
Autor(es): Andrade, Valdeir Soares
Palavras-chave: Psicologia
Medicalização
DSM
Normatização do corpo
Diagnostico
Afeto
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo objetivou realizar uma pesquisa bibliográfica a fim de desenvolver uma crítica acerca da medicalização da vida cotidiana, que vem ganhando espaço na sociedade contemporânea. O estudo trata-se, porquanto, de uma investigação que objetiva analisar a evolução dos diagnósticos ao longo das produções do DSM, descrevendo o processo histórico e evolutivo da influência da medicalização na vida cotidiana, influenciando diretamente no aumento dos transtornos diagnosticados e categorizados ao longo dos anos. Por conseguinte, tem-se a proposta de discutir sobre os principais meios de controle utilizados para alienar o sujeito frente aos acontecimentos da vida cotidiana, apontando para as estratégias utilizadas para que o corpo seja controlado através do entorpecimento dos afetos, respaldados na produção de doença e tendo o diagnóstico como fim único.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de bacharelado em Psicologia. Orientador: Prof. Dr Roberson Geovani Casarin.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1182
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdeir Soares Andrade.pdf558,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.