Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1198
Título: Gestantes e a realização da testagem anti-hiv frente ao multiculturalismo religioso
Autor(es): Silva, Camila Ferreira da
Palavras-chave: Aconselhamento
HIV (síndrome da imunodeficiência humana)
Religião
Data do documento: 2017
Resumo: Desde a chegada dos europeus, o Brasil, passou por diversas modificações de cunho étnico, cultural e religioso. Que posteriormente geraria o que se denomina multiculturalismo religioso, ocorrido devido os escândalos ao qual a Igreja Católica Apostólica Romana acabara se envolvendo, desta forma o protestantismo e seitas africanas começaram a se instalar e ganhar espaço no país. Perante o multiculturalismo religioso, na consulta de pré-natal podem ocorrer algumas interferências doutrinárias, como por exemplo, no que tange a solicitação da sorologia para HIV, pois historicamente se trata de uma infecção sexualmente transmissível com público alvo definido. O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a importância do aconselhamento do enfermeiro frente à testagem Anti-HIV e o multiculturalismo religioso. Para compor o estudo utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica exploratória através das bases de dados Scielo, SIBI, BVS, REBEn, e manuais do Ministério da Saúde. Conclui-se com o levantamento realizado que diante a pluralidade religiosa o enfermeiro deve estar atento às doutrinas eclesiásticas, pois cada ser humano é regido de princípios, sendo a maioria advinda da cultura religiosa. Portanto, o conhecimento em torno das religiões contribui numa assistência individualizada e sistematizada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA como requisito final à obtenção do grau de bacharelado em Enfermagem. Orientadora Profª Ms. Thays Dutra Chiarato Verissimo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1198
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Ferreira da Silva.pdf639,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.