Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1229
Título: Abordagem fisioterapêutica no tratamento de mulheres com incontinência urinária de esforço
Autor(es): Schimith, Fernanda Merlin
Palavras-chave: Incontinência Urinária de Esforço
Tratamento
Fisioterapia
Data do documento: 2017
Resumo: A incontinência urinária é qualquer perda involuntária de urina, consideradoum problema comum que atinge mulheres em qualquer período da vida. Quando essa perda de urina ocorre devido a fatores como aumento da pressão intra-abdominal, através de espirros, tosse, atividades físicas, agachamentos, caminhadas, entre outros fatores, que levam ao aumento da pressão intra-abdominal é considerado incontinência urinária de esforço. Podendo desencadear implicações sociais, psicológicas,sexuais, causando desconforto,perda da autoconfiança e interferindo na qualidade de vida. Otratamento fisioterapêutico em mulheres que apresentam incontinência urináriade esforço ganha notoriedade por seus resultados.Sendo assim, o objetivo do presente estudo é discorrer sobrea incontinência urináriade esforço, destacando osrecursos da fisioterapia para o tratamento. Este estudo trata-se de uma revisão literária bibliográfica, relativa e atual,realizada na ferramenta de buscaplataformaScielo, LILACS, Pubmed, Google Acadêmico e livros do acervo da Biblioteca Júlio Bordignon – FAEMA.Baseado no aspectoanatomo-funcional do assoalho pélvico,conclui-seque, a fisioterapia disponibiliza diversos recursos, como a eletroestimulação, cinesioterapia,biofeedback e reeducação comportamental, tem uma participação fundamental para obtenção de sucesso no tratamento da incontinência urinária de esforço, auxiliando na reabilitação do paciente incontinente.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Fisioterapia, daFaculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do título deBacharel.Profª. Orientadora: Ms. Pérsia Regina Menz.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1229
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Merlin Schimith.pdf817,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.