Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1252
Título: Manipulação de medicamentos veterinários como área de atuação do farmacêutico
Autor(es): Sarturi, Leandro
Palavras-chave: Farmácia
Farmacêutico
Medicamentos veterinários
Manipulação
Produtos veterinários
Medicina Veterinária
Data do documento: 2017
Resumo: As atividades farmacêuticas iniciaram no Brasil durante o período colonial, com a chegada dos boticários, vindo da Europa. Atualmente é realizada manipulação de medicamentos para humanos e uso veterinário, todos mediante farmacopeias e prescrições médicas, esses processos devem ser autorizados por órgãos competentes como AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA) e MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTESTECIMENTO (MAPA). O objetivo deste trabalho é Apresentar a Manipulação de medicamentos veterinários, evidenciando-a como área de atuação do farmacêutico. Trata-se de uma revisão de literatura. A manipulação de medicamentos para animais proporciona individualização de doses, e facilidade de administração, além de medicamentos podem ser manipulados produtos de higiene, todos esses procedimentos são mediados por regras. Compete ao farmacêutico dentro desta área, analisar a prescrição, estar a par do processo de produção, realizar orientação e supervisão. Também, dispensação, orientar o dono do animal sobre a utilização, efeitos e conservação adequada do produto, bem como atentar-se a conservação dos produtos dentro do próprio estabelecimento, interpretar e esclarecer todas as leis e competências pertinentes a área. Esta área de atuação está em ascensão, promete ser bastante vantajosa para os farmacêuticos, bem como para criadores de animais por facilitar o cuidado.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Farmácia. Prof. Orientador: Ms. Clóvis Dervil Appratto Cardoso Junior.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1252
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Sarturi.pdf699,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.