Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1286
Título: Desvalorização da educação física escolar
Autor(es): Proença, Fhagner Dos Santos
Palavras-chave: Educação física
Desvalorização
Fatores causais
Profissional da área
Objetivo da profissão
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo é uma análise bibliográfica sobre a Educação Física Escolar e sua atual desvalorização e se apoiará na visão e estudos dos autores pesquisados ao considerar alguns dos possíveis fatores causais que contribuem para essa situação. Para tanto, serão observados: os Aspectos Históricos da Educação Física, O Que é a Educação Física, a Importância da Educação Física na Escola, a Educação Física Escolar na Atualidade e, finalmente, a Desvalorização da Educação Física Escolar. Com base na pesquisa, notou-se: a falta de comprometimento por parte de alguns professores com a área de formação; a falta de conhecimento de como trabalhar conteúdos teóricos consideráveis e práticos aplicados na área; a desmotivação profissional e consequentemente do público alvo; a indisciplina estudantil e escolar; a oscilação da relevância e dos objetivos do componente junto à esfera Política Educacional, às Leis vigentes e à comunidade intra e extra escolar temporal e culturalmente; a má interpretação de suas funções; o desrespeito profissional e da profissão; entre outras. Assim, percebe-se que nesses processos pelos quais passa a educação brasileira é primordial a busca por melhorias e também é de muita importância a participação da cúpula da educação brasileira, a saber, União, Estados e Municípios, juntamente com os anseios de professores e gestores, para que possam implantar recursos que visem dar maior suporte aos professores e alunos, incorporando, por exemplo, aos currículos dos cursos das instituições de ensino superior um complemento na formação voltados especificamente à essas problemáticas, procurando preparar melhor o docente para as adversidades que o mesmo estará sujeito quando estiver atuando na área formada.
Descrição: Estudo apresentado ao Componente Curricular de Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA – como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Educação Física. Profº Orientador: Ms Ricardo Faria Santos Canto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1286
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fhagner dos Santos Proença.pdf692,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.