Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ingrity Pereira Dos-
dc.creatorSouza, Rosani Aparecida Alves Ribeiro de-
dc.date.accessioned2018-02-24T15:18:00Z-
dc.date.available2018-02-24T15:18:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1290-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciado em: Educação Física. Profa. Orientadora: Profa. Dra. Rosani Aparecida Alves Ribeiro de Souzapt_BR
dc.description.abstractA Constituição Federal de 1988 assegura que a saúde deve ser oferecida à população nos níveis de promoção, proteção e recuperação. Assim, a Promoção de Saúde é considerada como campo fértil para implementação de medidas educativo-preventivas, com vistas à ampliação da autonomia individual e coletiva. Visando a uma maior qualidade de vida e saúde da população surge o Programa Academia da Saúde (PAS), o qual tem como objetivo contribuir com a produção do cuidado por meio de realização de práticas corporais e atividade física, bem como ações de educação em saúde, alimentação saudável, práticas artísticas e convivência social. O objetivo desse estudo centra-se na identificação do grau de conhecimento acerca do Programa Academia da Saúde entre profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e gestores sobre o equipamento sanitário de saúde afim, porém não estando em funcionamento, localizado no bairro Setor 9 do município de Ariquemes-RO. Este é um estudo de caso do tipo transversal, exploratório e de abordagem qualitativa. Um dos dados relevantes obtidos no estudo foi que, entre os entrevistados, o único a ter conhecimento sobre o PAS, foi o Secretário de Saúde. Além disso, é considerada importante a presença de um profissional de Educação Física na equipe de saúde, para orientações sobre a prática de exercícios físicos adequados, principalmente, direcionadas aos idosos. Percebe-se o papel transformador do profissional de Educação Física no campo da saúde, tendo sua atuação sob a lógica promocional que surge com força na dimensão das Redes de Atenção em Saúde (RAS).pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPolíticas públicas de saúdept_BR
dc.subjectPrograma academia da saúdept_BR
dc.subjectIntegralidade em saúdept_BR
dc.subjectCidade saudávelpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleAcademia da saúde: uma estratégia contemporânea para a produção do cuidado e criação de hábitos saudáveispt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrity Pereira dos Santos.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.