Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFilgueiras, Michele Roberta Da Silva Caetano-
dc.creatorNascimento, Douglas Pereira-
dc.date.accessioned2018-02-24T15:46:22Z-
dc.date.available2018-02-24T15:46:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1301-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Graduação de licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de Licenciado em Química Orientador: Prof. Esp. Douglas Pereira Nascimentopt_BR
dc.description.abstractA pesquisa realizada trata-se de um estudo bibliográfico realizado através de pesquisa literária sobre a utilização de práticas pedagógicas lúdicas para o ensino de química para discentes surdos. Tendo como objetivo, verificar de que forma a utilização de atividades lúdicas auxilia aos discentes surdos no processo de ensino aprendizagem de química, adotou-se a metodologia de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Discorrendo sobre o assunto identificou-se a relevância do lúdico no cotidiano da sala de aula, assim como a sua influência no processo de aquisição de aprendizagens, principalmente quando relacionada à educação especial. O desenvolvimento da pesquisa bibliográfica realizada nos leva a compreender que é brincando que o aluno organiza o mundo, domina papéis e situações se preparando para o futuro e que a ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos, sendo assim o papel do educador é de mediador e orientador das ações pedagógicas, valorizando o lúdico, como prática sócio-educativa no qual o aluno é ator e a escola é responsável pela formação e socialização. Quando relacionado à educação de surdo a ludicidade, quando bem trabalhada tem um papel mais instigante ainda, pois possibilita não apenas uma melhor compreensão da química, como também maior socialização dos alunos surdos com a escola.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLucicidadept_BR
dc.titleA contribuição de práticas pedagógica lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos: O ensino de Química em questãopt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELE ROBERTA DA SILVA CAETANO FILGUEIRAS .pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.