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https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marmentini, Estela Carolina Dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-24T15:52:11Z | - |
dc.date.available | 2018-02-24T15:52:11Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1305 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciada em Química. Profº. Orientador: Espº. Douglas Pereira do Nascimento | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que as metodologias devem ser implantadas de um modo flexível, enquadrando-se no projeto escolar de uma forma variável e atendendo as necessidades de cada estudante, arquitetando as informações através de uma técnica construída na prática educacional, com a participação do grupo escolar, onde a transmissão de informações são passadas pela utilização de didáticas que proporciona a formação de uma ideologia diferenciada e a capacidade de comunicá-la para entender às necessidades do mundo que nos cerca. Durante o processo de ensino e aprendizagem, a motivação desempenha um papel fundamental, já que um aluno motivado costuma ter um bom rendimento escolar e um ponto de vista otimista. Entre as ferramentas educacionais, tem-se as metodologias ativas, que buscam despertar o interesse no aluno, proporcionando a ele e ao professor um trabalho em parceria, na busca pelo conhecimento, gerando no estudante a motivação a partir de situações-problemas, que é uma das propostas da metodologia ativa, que não se restringe a uma forma de ensino específica, mas pode ser aplicada em diversos modelos de aula. Desse modo, este trabalho procura diagnosticar se a metodologia utilizada em sala de aula tem o mesmo rendimento da utilizada no laboratório de informática e ciências, bem como analisar como o aluno se comporta, quanto a sua participação e entusiasmo durante as diferentes metodologias aplicadas. Essa experiência se desenvolveu em meio às observações do comportamento dos alunos, durantes diferentes aulas de Química. Houve a aplicação de três metodologias de ensino, sendo um aula prática de laboratório de ciências, uma aula prática na laboratório de informática e uma aula expositiva na sala de aula. Com isso pôde-se relatar o aproveitamento dos alunos. A aplicação dos diferentes tipos de metodologias aconteceram em uma escola pública no município de Ariquemes-RO. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAEMA | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.subject | metodologia ativa | pt_BR |
dc.title | Metodologias expositivas e ativas no ensino da química: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | info:eu-repo/semantics/bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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