Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/157
Título: O nível de conhecimento dos professores de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Ariquemes-RO em relação às ciências astronômicas
Autor(es): Gomes, Isaías Fernandes
Palavras-chave: Física
Questionário de Aplicação
Docentes
Astronomia
Astrofísica
Cosmologia.
Data do documento: 2011
Resumo: Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa com professores de diversas áreas, que lecionam em escolas municipais ou estaduais de ensino fundamental de 6º ao 9º ano e ensino médio no município de Ariquemes-RO, com assuntos referentes a conceitos de Astronomia, Astrofísica e Cosmologia e que são sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs de física). O questionário foi aplicado, respondido e entregue logo após o aceite do professor, totalizando assim 15 professores entrevistados. Os mesmos não foram entregues para serem respondidos em outro local, pois o professor entrevistado poderia pesquisar ou perguntar a terceiros a respeito das perguntas o que poderia inviabilizar esta pesquisa. Os resultados mostraram que na maioria das questões o acerto foi menor que 50%. Houve uma grande inconsistência entre as respostas, pois as perguntas 21 e 22, que abordam sobre o grau de confiança e do nível de dificuldade das questões, apontaram que 67% não tinham confiança e 74% sentiram algum tipo de dificuldade para responder ao questionário.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em licenciatura em Física da Faculdade de Meio Ambiente e Educação – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de licenciado em Física. Prof. Orientador: Thiago Nunes Jorge
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/157
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isaías Fernandes Gomes_TCC.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.