Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1653
Título: Distribuição espacial e temporal de Anuros em dois ambientes: Floresta Ciliar e pastagem no Município de Urupá, Rondônia
Autor(es): Silva, Francisco Carlos da
Silva, Mitzi Oliveira
Palavras-chave: Microhábitats
riqueza
sazonalidade
Data do documento: 2010
Resumo: A manutenção dos ecossistemas naturais da Amazônia é de fundamental importância para preservação das espécies de anfíbios anuros. Pouco se conhece a respeito da composição da anurofauna amazônica, sobretudo no estado de Rondônia. Este trabalho visa caracterizar a distribuição espacial e temporal dos anuros em um fragmento de floresta ciliar e área de pastagem, no município de Urupá, estado de Rondônia. As atividades de campo foram conduzidas mensalmente no período de outubro de 2007 a outubro de 2008, com duração de duas noites de campo por mês e amostragem das 18 às 22 horas totalizando um esforço amostral de 104 horas. Vinte e três espécies de anuros, pertencentes a sete famílias foram registradas: Brachycephalidae (1), Leptodactylidae (4), Hylidae (13), Aromobatidae (1), Centrolenidae (1), Bufonidae (2) e Microhylidae (1). A distribuição espacial das espécies em relação aos microhábitats de vocalização, demonstrou que cada espécie ocupa uma altura específica nos microhábitats, em ambas as áreas, havendo uma pequena similaridade em relação a área aberta devido a heterogeneidade estrutural muito baixa. A maioria das espécies apresentou vocalizações no período chuvoso (novembro a março). Houve uma correlação significativa entre a atividade de vocalização e a pluviosidade. Maior riqueza de espécies é encontrada nas áreas de floresta do que nas de pastagem, o que pode ser um indicativo de que a degradação ambiental a exemplo do desmatamento, pode provocar a diminuição da riqueza de espécies.
Descrição: 1 - Biólogo bacharel com ênfase em ecologia, mestrando em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil. Responsável pelos laboratórios do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-RO. 2 - Bióloga, mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1653
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mitzi Oliveira Silva_TCC.pdf339,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.