Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1672
Título: A identificação de diagnósticos de enfermagem da taxonomia II de Nanda em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Silva, Damiana Guedes da
Freiberger, Mônica Fernandes
Machado, Milena Pietrobon Paiva
Chocair, Denise Fernandes de Angelis
Menezes, Priscila Souza de
Silva, Sâmia Amélia Mendes
Palavras-chave: Enfermagem
Sistematização da assistência de enfermagem
Unidade de terapia intensiva
Data do documento: 2011
Resumo: Trata-se de pesquisa descritiva e quantitativa, com o objetivo realizar a identificação dos principais diagnósticos de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva, a fim de subsidiar uma futura implantação da SAE. A pesquisa teve início após a parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Luterana do Brasil e foram seguidos todos os preceitos conforme determina a Resolução 196/96/CONEP. A coleta de dados ocorreu com oito pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva no estado de Rondônia. Constatou-se que dos 42 diagnósticos encontrados, observou-se que 29(69%) correspondem os diagnósticos de enfermagem real; nove(21%) são diagnósticos de enfermagem de risco; quatro(10%) são diagnósticos de enfermagem de promoção da saúde e não foram identificados nenhum diagnóstico de bem estar. Acredita-se que os dados obtidos nesta pesquisa poderão subsidiar futuramente a implantação da SAE nesta unidade.
Descrição: 1. Enfermeira. Especialista em Terapia Intensivo Adulto/Idoso e Gestão em Enfermagem, Mestranda em Genética e Toxicologia Aplicada. Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 2. Enfermeira. Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde, Mestre em Ciências da Saúde, Coordenadora de Estágio e Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3. Enfermeira. Coordenadora da UTI do Hospital Monte Sinai. Docente em Enfermagem na Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA. 4. Enfermeira. Coordenadora do Hospital Regional de Ariquemes. Docente em Enfermagem na Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA. 5. Acadêmicas do 7º período de Enfermagem na Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1672
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damiana Guedes da Silva4_TCC.pdf121,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.