Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1674
Título: Interferências biopsicossociais da síndrome pré-menstrual na vida da mulher: atuação do enfermeiro
Autor(es): Lima, Duane Silva Machado
Satilho, Karine Lubiana
Folador, Halina
Silva, Sharon Fernandes
Uesugui, Helena Meika
Palavras-chave: Síndrome Pré-Menstrual
Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
Ciclo Menstrual e Disforia Menstrual.
Data do documento: 2011
Resumo: A síndrome pré-menstrual ainda é considerada por muitos como algo insignificante, ou mesmo como um fator exclusivamente psicológico, porém sabese que há uma grande variabilidade de sintomas. Devido à alta prevalência e pelas interferências causadas na vida mulher nos aspectos profissional, familiar, social e econômico, essa patologia deve ser considerada um problema de saúde pública. Deve-se levar em conta a importância de estudos relacionados tanto sobre a causa, o tratamento e o reconhecimento dos fatores associados à SPM, bem como sobre as formas de intervenção do enfermeiro na redução do quadro sintomatológico, uma vez que se notou a ausência de trabalhos que abordam estes aspectos. Desta forma, é possível oferecer uma maior qualidade de vida à mulher durante o período pré-menstrual, reforçando o valor de uma abordagem biopsicossocial.
Descrição: 1. Discente do curso de Enfermagem na Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 2. Enfermeira. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pós-graduanda em UTI pediátrica e neonatal e pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superior. Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3. Enfermeira. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superior. Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 4. Enfermeira. Mestre em Doenças Tropicais, Doutora em Ciências da Saúde, Docente e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA).
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1674
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Duane Silva Machado Lima_TCC.pdf167,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.