Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1681
Título: Manifestações de violência e indisciplina nas escolas em uma capital da região Amazônica
Autor(es): Miranda, Maria Inês Ferreira
Delfino, Rosilâine Keffer
Debella, Bianca Col
Restier, Renata Bentes
Barreto, Pedro di Tárique
Palavras-chave: Violência
Indisciplina
Adolescentes
Data do documento: 2011
Resumo: Os resultados comprovam que as práticas de indisciplinas e desinteresse dos próprios estudantes são apontados pelos próprios, como o maior problema da escola. O fenômeno da violência nas escolas foi bastante ressaltado. Em suma, os tipos de violência de maior incidência nas escolas de Porto Velho são as agressões verbais e as agressões físicas. Embora, pouco citado os resultados permitiram constatar o porte de arma de fogos ou brancas por parte dos alunos. Mesmo que as armas de fogo não sejam predominantes no ambiente escolar, sua presença é um fato revelador. Os resultados nos levam a reflexão e preocupação, que os pequenos delitos e incivilidades verificados como ameaças, exemplo de violência simbólica, pode desencadear em violência física e as próprias agressões físicas apresentam-se em um número considerável preocupante. A violência está presente e tem-se constituído em um forte inimigo do processo educativo. Não pode, de maneira nenhuma, ser ignorada. O presente estudo é uma iniciativa do observatório de violência nas escolas da Universidade Federal de Rondônia (OBSVI/UNIR), que desenvolve várias outras pesquisas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq no intuito de colaborar com as instituições públicas de educação e saúde, buscando soluções para as causas de violência nas escolas.
Descrição: 1. Enfermeira Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/USP - docente do Departamento de Saúde Coletiva da UNIR. 2. Enfermeira formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 3. Discente do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. 4. Mestre em Matemática e docente do Departamento de Matemática da UNIR.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1681
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Inês Ferreira Miranda_TCC.pdf208,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.