Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1685
Título: O USO DA MÚSICA PELA ENFERMAGEM COMO AUXÍLIO TERAPÊUTICO NA HEMODIÁLISE.
Autor(es): QUINTINO, TIMÓTEO DIAS
MILLAN, WILLIAN CARLOS
DIAS, CLÁUDIA APARECIDA
Palavras-chave: Lúdico
Música
Enfermagem e Hemodiálise
Data do documento: 2011
Resumo: Acreditamos que para os pacientes, que participaram do presente estudo a música, trouxe resultados positivos, pois dentre os relatos discutidos no decorrer do mesmo, a maioria relatou bem-estar. A questão do tempo foi evidenciada por eles, pois, através da audição da música, foi-lhes possível recordar momentos importantes, despertando-lhes sentimentos de emoção, alegria, entre outros. O tempo passou despercebido, rápido de forma que minimizaram os transtornos fisiológicos comuns durante a hemodiálise bem como a ansiedade de estarem conectados a máquina. Acreditamos que apenas este fato já teria sido extremamente importante, porém a música apresenta extraordinária, capacidade de despertar sentimentos, possibilitando ao enfermeiro usá-la como tecnologia leve na assistência de enfermagem a pacientes crônicos, na difícil missão de conservar seu otimismo, para a manutenção de sua auto-estima. Atividades lúdicas como a música possibilitam momentos de prazer e emoção mesmo em ambientes como a hemodiálise, pois permitem a transposição emocional do individuo em relação as barreiras tanto físicas quanto psicológicas. Sugerimos então que os enfermeiros procurem inserir na sua prática atividades lúdicas, adaptando-as de forma a tornar mais humanizado o serviço de hemodiálise, visando dessa forma uma melhoria na qualidade de vida desse pacientes.
Descrição: 1. Enfermeiro, Mestrando em Saúde Coletiva. Membro do Grupo de Pesquisa (GESAGE) Grupo de Estudo em Saúde do Adulto e Gestão em Enfermagem. 2. Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. (CEULJI/ULBRA). 3. Enfermeiro, Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de enfermagem do (CEULJI/ULBRA). Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem (GESAGE)
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1685
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.