Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1692
Título: O marco de Wanda de Aguiar Horta para o processo de enfermagem no Brasil
Autor(es): Silva, Damiana Guedes da
Freiberger, Mônica Fernandes
Silva, Jéssica Laborda
Vale, Jéssica de Sousa
Gonçalves, Jádia Cléia Rodrigues
Palavras-chave: Sistematização da Assistência de Enfermagem e Teoria de Enfermagem
Enfermagem
Data do documento: 2011
Resumo: A Teoria de Horta teve grande relevância para as primeiras discussões e realização do PE no Brasil. Apesar da SAE oferecer ao enfermeiro uma possibilidade de organizar seu trabalho com base em uma filosofia e um método que prioriza a individualidade do cuidado, os profissionais enfrentam adversidades para sua implementação. Observam-se entre os motivos para a sua não realização, tais como a falta de tempo, de conhecimento teórico, de exercício prático e de recursos, além da organização de espaços para discussão da temática. Acredita-se que trabalhos que analisem esta interface entre a teoria e a prática da implementação da SAE devam ser incentivados desde a graduação.
Descrição: 1. Enfermeira. Especialista em Terapia Intensivo Adulto/Idoso e Gestão em Enfermagem. Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada. Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 2. Enfermeira. Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde. Mestre em Ciências da Saúde. Docente e Coordenadora de Estágio da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3. Discentes do 4º período de Enfermagem na Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1692
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Damiana Guedes da Silva_TCC.pdf165,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.