Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1696
Título: Iniciação científica em enfermagem: instrumento de transformação do saber
Autor(es): Uesugui, Helena Meika
Chiriatto, Rosieli Alves
Fagundes, Diego Santos
Zorzi, Aline Cristina
Framil, Gustavo Barbosa
Souza, Jemerson Mendes de
Palavras-chave: Ensino
pesquisa
enfermagem
saúde do idoso
Data do documento: 2011
Resumo: Estudo exploratório e descritivo com objetivo de realizar recadastramento de idosos do Centro de Internação Domiciliar (CID) de Ariquemes/Rondônia, através da inserção de acadêmicos de enfermagem em programa de iniciação científica. Realizado no período de agosto de 2009 a fevereiro de 2010. A etapa inicial consistiu em verificar dados dos idosos a partir dos cadastros constantes no CID. Posteriormente, foi realizado visita domiciliar para conferência e atualização dos mesmos. Inicialmente, os resultados revelaram que os idosos representam 59,2% do total de usuários do CID. Dos 367 idosos cadastrados, 102 não foram localizados, 67 haviam falecido, 42 mudaram de domicílio, 38 foram referenciados para Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 118 permanecem em atendimento, sugerindo dificuldades em manutenção de atualização dos dados. Destaca-se a importância de parcerias entre instituições, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados e aprimoramento da formação acadêmica.
Descrição: 1. Doutora em Ciências da Saúde, coordenadora de Enfermagem e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 2. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, coordenadora do Serviço Didático-Pedagógico de Apoio (SEDA) e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3. Doutor em Farmacologia, coordenador de Pesquisa, Iniciação Cientifica e docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 4. Discente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA).
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1696
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helena Meika Uesugui_TCC.pdf69,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.