Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1708
Título: Obesidade na adolescência: uma reflexão necessária
Autor(es): Silva, Carina Teixeira da
Silva, Damiana Guedes da
Silva, Sharon Maclaine Fernandes da
Souza, Rosani Aparecida Alves Ribeiro de
Palavras-chave: Obesidade
Promoção de saúde
Medicina do adolescente
Data do documento: 2011
Resumo: Pesquisas realizadas pela OMS em 2004 apontam que no Brasil entre os adolescentes que antes tinha pouco mais de 3,7% de índices de obesidade saltou para 12,6%. Diante desse quadro, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a obesidade na adolescência, suas principais causas, conseqüências e os possíveis tratamentos. Trata-se de uma revisão de literatura, exploratória e quantitativa com recorte temporal dos anos 1979 a 2011. Foram utilizados os descritores obesidade, Promoção de saúde, Medicina do adolescente, sendo encontrados 75 referenciais, sendo utilizados 27 (69,23%) artigos nacionais, sete (17,94%) livros, dois (5,12%) artigos internacionais e Manuais do Ministério da Saúde respectivamente e uma (2,56%) Caderneta do Adolescente. A fase da adolescência, além das mudanças fisiológicas, os jovens passam por transformações psicossociais importantes, tornando-os vulneráveis aos riscos proeminente da obesidade. Em virtude de hábitos alimentares pouco ortodoxos que prejudicam o seu desenvolvimento de forma sadia, pois neste período, os adolescentes necessitam de nutrientes energéticos para auxiliar o seu crescimento. Constatou-se que muito ainda precisa ser feito para combater e/ou minimizar os piores efeitos que a obesidade na adolescência pode causar.
Descrição: 1.Enfermeira. 2. Enfermeira, Professora Orientadora. Especialista em Terapia Intensivo Adulto e Gestão em Enfermagem, Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem do Hospital Conceição- GHC/CNPQ/RS. Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 3. Enfermeira. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). 4. Odontóloga. Doutora em Odontologia Preventiva e Social. Docente e Coordenadora Geral da Pós-Graduação da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA).
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1708
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carina Teixeira da Silva_TCC.pdf318,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.