Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1713
Título: Atuação da enfermagem na central de material e esterilização nas medidas de prevenção de infecção hospitalar
Autor(es): Freiberger, Mônica Fernandes
Silva, Damiana Guedes da
Zanotélli, Bárbara Ronconi
Palavras-chave: Infecção Hospitalar
Esterilização
Serviço de controle Hospitalar
Data do documento: 2012
Resumo: Por meio do presente estudo foi possível observar que atuação da enfermagem frente a uma CME, é de suma importância para o desenvolvimento do processo de esterilização, visto que promove ao paciente uma assistência indireta, reduzindo assim o risco de adquirir uma infecção hospitalar, além de permitir a enfermeiro do centro de material e esterilização aprimoramento na sua atuação em conjunto com a equipe de enfermagem. Embora a evolução tecnológica tenha facilitado o trabalho dos profissionais na CME a tecnologia não dispensa, contudo, o elemento humano que continua sendo o fator mais importante em relação à segurança dos processos de esterilização nas medidas de prevenção de IH, existindo a necessidade de se estabelecer uma política de recursos humanos adequada e um programa de aperfeiçoamento e educação continuada para toda a equipe da CME onde supervisão deve ser realizada por um enfermeiro para que os materiais sejam liberados com maior qualidade e segurança.
Descrição: 1. Orientadora. Enfermeira. Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde, Mestre em Ciências da Saúde, Coordenadora de Curso de Graduação de Enfermagem e Docente da FAEMA/RO. 2. Orientadora. Enfermeira. Doutoranda do Programa PPGBioSaúde ULBRA/RS. Pesquisadora do Grupo de estudo e pesquisa em Enfermagem do Grupo Hospitalar Conceição/RS. Docente e Coordenadora de Estágio em Enfermagem da FAEMA/RO. 3. Discente do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem pela FAEMA/RO.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1713
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mônica Fernandes Freiberger_TCC.pdf686,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.