Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1715
Título: Medidas preventivas para a qualidade de vida no trabalho da enfermagem
Autor(es): Menezes, Priscilla Sousa de
Silva, Damiana Guedes da
Coelho, Milena Pietrobon Paiva Machado
Kern, Cristina Adriana Rodrigues
Palavras-chave: Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Enfermagem
Data do documento: 2012
Resumo: Promover o bem estar do profissional de saúde resulta na grande importância para a saúde integral do trabalhador, levando em consideração seu ambiente profissional. Trata-se de pesquisa de revisão de literatura descritiva, com os objetivos descrever os fatores que interferem na qualidade de vida da equipe de enfermagem, verificar um instrumento de avaliação da qualidade de vida do trabalhador de enfermagem e correlacionar possíveis medidas para melhorar a qualidade de vida do profissional de enfermagem. A coleta e análise das referências não estabeleceu o intervalo temporal, com publicações nas bases de dados indexadas, sendo encontradas 804 referências e utilizadas 47 dentre as quais: 32 (68,08%) em periódicos nacionais, dois (4,25%) em inglês, três acervo pessoal (6,38%). Observou-se, nesta revisão a importância de proporcionar ao enfermeiro um ambiente prazeroso, para uma melhor execução e atendimento ao paciente, sempre visando à qualidade de vida do trabalhador, melhorando suas condições de saúde e diminuindo o absenteísmo.
Descrição: 1. Enfermeira. 2. Enfermeira. Doutoranda do Programa PPGBioSaúde (ULBRA/RS). Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem GHC/CNPQ/RS. 3. Enfermeira. Especialista em Epidemiologia. Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Monte Sinai em Ariquemes/RO. 4. Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (UNISINOS-RS).
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1715
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscilla Sousa de Menezes_TCC.pdf152,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.