Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1720
Título: Ensinando língua portuguesa para pessoas surdas numa perspectiva de segunda língua
Autor(es): Kuhn, Irma Margarida
Mendes, Mirian de Lima
Lima, Rizélia da Silva
Pagani, Mario Mecenas
Palavras-chave: Surdez
Língua de Sinais
Bilinguismo
Português como Segunda Língua
Data do documento: 2012
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre o caminho percorrido no processo de ensino e aprendizagem da pessoa surda, bem como, orientações pedagógicas que vem de encontro com as práticas inclusivas propostas nos documentos que orientam a educação brasileira. Traz a trajetória da educação mostrando as mudanças e práticas utilizadas no passado e as práticas metodológicas atuais. O trabalho revela a partir de buscas bibliográficas a importância do ensino da língua portuguesa como segunda língua (L2) para o aluno com surdez, bem como a necessidade de se utilizar a língua de sinais como língua de instrução em sala de aula principalmente para o ensino do Português como (L2).
Descrição: 1. Graduada em Pedagogia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em LIBRAS. 2. Graduada em Física – Licenciatura, Especialista em LIBRAS. 3. Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar e em LIBRAS. 4. Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física, Mestre em Educação Física, Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1720
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Irma Margarida Kuhn_TCC.pdf131,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.