Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1726
Título: ESTERÓIDES ANABOLIZANTES: UMA ABORDAGEM TEÓRICA
Autor(es): DUTRA, BRÍGIDA SOUZA CORTÊS
PAGANI, MARIO MECENAS
RAGNINI, MILLENA PANCOTTI
Palavras-chave: esteróides
efeitos
uso abusivo
anabólicos
Data do documento: 2012
Resumo: Os esteróides anabólicos androgênicos são derivados sintéticos do hormônio testosterona de uso exclusivo na medicina para o tratamento de diferentes tipos de patologias, ocasionando melhoria das condições de saúde do paciente, quando administrados corretamente e são responsáveis por uma série de efeitos orgânicos, que podem ser agrupados em anabólicos e androgênicos. O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre as principais características farmacológicas desta substância, por meio de revisão de bibliográfica. Os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes, enquanto, os efeitos anabólicos promovem aumento da massa e da força muscular. O aumento da força muscular ocorre porque estes hormônios aumentam a síntese de proteínas musculares, aumentando a massa muscular. Os esteróides anabólicos androgênicos são amplamente utilizados no meio desportivo com o objetivo de melhorar o desempenho atlético, entretanto o abuso no consumo destas substâncias está aumentando entre jovens meramente com a intenção de melhorar a aparência física. Dentre estas drogas, o decanoato de nandrolona, é a substância anabólica mais utilizada entre os praticantes de esportes de força, pois se torna um poderoso anabólico, devido ao reduzido potencial de conversão para o estradiol, onde os esteróides podem ser transformados em estrógenos. O uso abusivo e contínuo de substâncias anabólicas em humanos pode causar rigorosos efeitos adversos à saúde mental como mudanças de humor, comportamento agressivo, depressão, hostilidade, surtos psicóticos e adições, além de agir sobre o sistema cardiovascular e endócrino.
Descrição: 1. Graduada em Farmácia pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) Ariquemes-RO; 2. Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física, Mestre em Educação Física, Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos – PY, Docente e coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA – Ariquemes-RO. E-mail: mecenas36@hotmail.com 3. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, (UNICENTRO), PR-Brasil, Pós-Graduada em Administração de Empresas, PósGraduanda em Engenharia de Segurança.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1726
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.