Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1737
Título: SENSIBILIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA
Autor(es): SILVA, ADRIANE CORRÊA DA
FIALHO, JOSEFINA APARECIDA VIANA
Palavras-chave: Consciência corporal
Qualidade de vida
Educação Física
Data do documento: 2013
Resumo: A proposta desta pesquisa desenvolveu-se através de um programa, o qual enfoca a cartografia corporal, ou seja, o corpo enquanto consciência da abordagem holística em que é conhecida por antropologia essencial, adaptada no sentido de atender o propósito da Educação Física, quanto aos aspectos afetivos e neuromusculares em busca da qualidade de vida. O programa consistiu de atividades corporais baseadas em técnicas de bioenergética, respiração consciente, relaxamento e visualização. Sua sistematização ocorreu através de sete encontros com quatro participantes, na qual o propósito foi o de promover o autoconhecimento corporal, resgatando os aspectos essenciais à vida humana pelo encontro do corpo, psique e consciência, proporcionada pela sensibilização da consciência corporal, por meio da escuta fisiológica e psicológica de cada participante. Por meio de um trabalho como o de sensibilização da consciência corporal foi possível emergir sensações que até então os participante não haviam percebido e ainda a necessidade do movimento corporal para se ter melhor qualidade de vida. Isto respondeu a hipótese de que a consciência corporal denota relevância para a vida das pessoas e que através de uma escuta de si mesmo, podem internalizar e expressar suas sensações, percepções e emoções, elementos que julgamos importantes na tomada de decisão para uma ação do movimento corporal consciente.
Descrição: 1. Professora Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL/RS; Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL/RS; Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS; Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre – UFAC (adriane.acs@gmail.com). 2. Graduada em Educação Física pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho/RO – ILES/ULBRA e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas ESPAÇO RHAMAION em Porto Velho/RO.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1737
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORRÊA DA SILVA, Adriane. SENSIBILIZAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA..pdf310,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.