Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/1760
Título: | A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REGULAR |
Autor(es): | ALMEIDA, EDILENE DA SILVA CORDERO, OSVALDO GARCIA HOMERO |
Palavras-chave: | Educação Física Deficiência Inclusão |
Data do documento: | 2014 |
Resumo: | O presente artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, que tem por objetivo discorrer sobre o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física no ensino regular. Relata também alguns momentos históricos sofridos pelos deficientes no decorrer dos anos, e algumas legislações que amparam os direitos de alunos deficientes de frequentar a mesma escola que os demais alunos. A Educação Física Adaptada possibilita ao aluno deficiente a participação nas aulas práticas de Educação Física, através da adaptação da aula de acordo com as necessidades dos mesmos. O processo da escola inclusiva possibilita que todos os alunos sejam educados no mesmo ambiente escolar, sendo eles deficientes ou não. A Educação Física inclusiva promove a integração social do indivíduo, seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor melhorando sua qualidade de vida. As atividades que favorecem a inclusão nas aulas práticas de Educação Física podem ser os jogos cooperativos, construtivos, de regras, simbólicos e populares que possibilitam ao aluno com necessidades educacionais especiais sua interação com os demais alunos, rompendo as barreiras do preconceito, e enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. A finalidade deste estudo foi levar aos profissionais da educação a compreender que é possivel a participação do aluno com necessidades educacionais especiais na aula de Educação Física, favorecendo o processo de inclusão e o desenvolvimento dos mesmos. |
Descrição: | 1 Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física da FAEMA. 2 Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da FAEMA. |
URI: | http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1760 |
Aparece nas coleções: | Revista Científica FAEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DA SILVA ALMEIDA, Edilene; GARCIA CORDERO, Osvaldo Homero. A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REGULAR.pdf | 287.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.