Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1782
Título: Farmacovigilância de medicamentos psicotrópicos no município do Vale do Paraíso, Rondônia
Autor(es): Santos, Leandro Peixoto dos
Oliveira, Amanda Almeida de
Salvi, Jeferson de Oliveira
Palavras-chave: Psicofármaco
Vigilância
Serviços de saúde
Dependência
Data do documento: 2015
Resumo: Drogas psicotrópicas podem promover alterações de comportamento, humor e cognição, modificando seletivamente o sistema nervoso central. Estudos apontam que a prevalência de uso no Brasil é de aproximadamente 10%. Neste contexto, este estudo buscou realizar um levantamento do consumo de medicamentos psicotrópicos em um município do estado de Rondônia com o objetivo de determinar o perfil dos usuários de psicofármacos, o grau de informação, as principais reações desagradáveis e especialidades médicas que os prescrevem. O estudo foi do tipo transversal descritivo com aplicação de questionário. As variáveis estudadas visavam caracterizar o perfil dos usuários e fatores relacionados a utilização de medicamentos. Os resultados mostraram que as mulheres (59,62%) utilizam os medicamentos psicotrópicos com maior frequência que os homens (40,38%), a faixa etária em evidência foi 41 a 60 anos (44,44%), a maioria dos entrevistados é casada (58,8%), denotou-se que 55,2% não completaram o ensino fundamental e 98,5% dos casos aponta renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. A maioria dos entrevistados utiliza medicamentos a mais de 1 ano. A ansiedade é a principal queixa apresentada ao médico. As consultas e os medicamentos são adquiridos em sua maioria no SUS e 97,4% dos usuários não apresentaram reações adversas. A classe medicamentosa mais utilizada é a benzodiazepínica e a prescrição em 68,88% dos casos é feita pelo clínico geral. Verificou-se a necessidade da contratação de profissionais especializados para realizar o acompanhamento dos pacientes e desta forma contribuir para a melhoria dos serviços da saúde prestados a população.
Descrição: Farmacêutico formado pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA). 2 Farmacêutica formada pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA). 3 Orientador. Farmacêutico formado pela UNIOSTE. Docente do Curso de Farmácia do CEULJI/ULBRA. Especialista em Acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE) em convênio com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestrando Biologia Celular e Molecular Aplicada a Saúde /PPGBIOSAÚDE/ULBRA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1782
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Santos_TCC.pdf425,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.