Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1803
Título: PRINCIPAIS DISTÚRBIOS TRAUMATO-ORTOPÉDICOS ATENDIDOS EM CLÍNICAS-ESCOLA DE FISIOTERAPIA
Autor(es): NOGUEIRA, ALEXANDRE FERNANDES
COSTA, BRUNO HENRIQUE DA
ARRUDA, EDER FERREIRA DE
LEITE, MAITHÊ BLAYA
SOUSA., CRISTIANE SANTOS DE
Palavras-chave: Clínica-escola;
Traumatologia;
Ortopedia.
Data do documento: 2016
Resumo: Introdução: As alterações musculoesqueléticas são um importante problema de saúde e necessitam ser tratadas, dentre os diversos locais públicos e privados que disponibilizam tratamento adequado, destacam-se as clínicas-escola de fisioterapia. Objetivo: Descrever através dos atuais estudos a prevalência dos principais distúrbios traumato-ortopédicos em pacientes atendidos em clínicas-escola de fisioterapia do país. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura onde foram realizadas buscas nas plataformas de pesquisa SciELO, Periódicos CAPES e Google acadêmico. Para realização das buscas, foram utilizados os seguintes descritores: perfil epidemiológico, perfil de atendimentos, clínica-escola, traumatologia e Ortopedia, depois de aplicados os critérios de exclusão, a pesquisa limitou-se a 07 artigos. Resultados: Todas as pesquisas analisadas são do tipo transversal,tiveram como forma de coleta de dados a análise de prontuários, o período de investigação das pesquisas variou de 1 a 7 anos, as áreas do país mais estudadas foram a região sul e nordeste, os distúrbios traumato-ortopédicos mais prevalentes foram: artrose, fraturas e lombalgia sendo a dor a principal queixa relatada. Considerações finais: As clínicas-escola de fisioterapia do país realizam um relevante trabalho na reabilitação de diversos distúrbios traumato-ortopédicos, configurando-se como espaços de ensino-aprendizagem e pesquisa.
Descrição: Graduando em Fisioterapia pela União Educacional do Norte (UNINORTE), Rio Branco – AC. E-mail xand80ac@gmail.com; 2 Graduando em Fisioterapia pela União Educacional do Norte (UNINORTE), Rio Branco – AC. E-mail: brunohenrry_@hotmail.com; 3 Graduado em Ciências Biológicas. Mestre em Saúde Coletiva. Docente do curso de Fisioterapia da União Educacional do Norte (UNINORTE), Rio Branco – AC. E-mail: ederarrud@gmail.com; 4 Graduada em Fisioterapia. Mestranda em Ciências da Saúde. Especialista em Docência do Ensino Superior. Coordenadora dos Laboratórios Básicos de Ensino da União Educacional do Norte (UNINORTE), Rio Branco – AC. E-mail: maithe.leite@uninorteac.com.br; 5 Graduada em Fisioterapia. Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde e Especialista em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. Docente do curso de Fisioterapia da União Educacional do Norte (UNINORTE), Rio Branco – AC. E-mail: fisiologia.ac@gmail.com.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1803
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOGUEIRA at al..pdf260,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.