Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1810
Título: OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO DA PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UTI ADULTA
Autor(es): COSTA, JANICE BARBIERI
COSTA, ALESSANDRO LIMA
TORRES, FERNANDA
SILVA, ANTÔNIA DE FÁTIMA GALDINO DA
TERRA JÚNIOR, ANDRÉ TOMAZ
Palavras-chave: Pneumonia
Ventilação Mecânica
Fatores de Risco da PAVM.
Data do documento: 2016
Resumo: O objeto do presente estudo aborda a pneumonia associada à ventilação mecânica. A pneumonia é caracterizada como uma inflamação aguda que acomete o parênquima pulmonar, em que são afetados os brônquios respiratórios, alvéolos, e os interstícios. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é considerada a infecção nosocomial mais frequente em unidades de terapia intensiva (UTI) e é definida como uma inflamação do parênquima pulmonar, que aparece após 48-72 horas após intubação endotraqueal e instituição da ventilação mecânica invasiva. O objetivo desse trabalho foi descrever os principais fatores de riscos modificáveis e não modicáveis para a aquisição da PAVM em UTI adulta. A pesquisa de revisão literária se deu por meio de base de dados, como PubMed, Bireme e SciELO. Algumas das principais bactérias relacionadas à PAVM na UTI são: Pseudômonas aeuroginosa, Estaphylococos aureus, Acinetobacter spp., Escherichia coli, Klebisiella spp.,. A PAVM possui alguns fatores de risco, que são classificados em modificáveis, e não modificáveis. Entre os fatores de risco não modificáveis estão: idade, gravidade da doença de base, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). E, os fatores modificáveis entre os exemplos estão: educação continuada dos profissionais sobre os fatores de risco, o estabelecimento de protocolos que evitem o uso indiscriminado de antibióticos. Conclui-se por meio dessa revisão, que grande parte dos pacientes que se encontram em situação crítica nas UTI’s, desenvolveu durante o seu tempo de internação a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM), e que a qualificação da equipe multiprofissional através de programas educacionais ajuda na redução da PAVM.
Descrição: 1 Discente do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes/RO, Brasil, e-mail: lohamiariquemes@hotmail.com; 2 Farmacêutico formado na Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), Ariquemes/RO, e-mail: lohamiariquemes@hotmail.com; 3 Especialista, Professora do Curso de Farmácia na Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, Ariquemes – RO; 4 Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professora do Curso de Farmácia na Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes – RO. 5Farmacêutico Industrial / Medicamentos, Mestre em Oncologia Clínica, Terapia Celular e Células Tronco pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP -USP, Docente do Curso de Graduação em Farmácia da FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1810
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA et al..pdf427,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.