Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1832
Título: REABILITAÇÃO DO EQUILÍBRIO POSTURAL COM O USO DE JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL
Autor(es): LIMA, LUANA HILÁRIO DE MEIRELES
FAGUNDES, DIEGO SANTOS
MENEZES, MIGUEL FURTADO
PRADO, MAIARA LAZARETTI RODRIGUES DO
FAVERO, MICHELE THAIS
Palavras-chave: Equilíbrio Postural
Terapia de Exposição à Realidade Virtual
Fisioterapia.
Data do documento: 2017
Resumo: Os déficits de equilíbrio postural podem levar a limitações nas atividades de vida diária, reduzindo a autonomia e aumentando o risco de quedas dos indivíduos. A fisioterapia dispõe de uma variedade de recursos que podem ser utilizados para a reabilitação do equilíbrio postural, e a realidade virtual é um dos recursos que vem sendo utilizado com este objetivo, pois através de repetição, feedback e motivação, pode proporcionar ao usuário maior controle do equilíbrio postural. Objetivo: Revisar a literatura existente sobre os efeitos das intervenções com jogos de realidade virtual na reabilitação de déficits de equilíbrio postural. Método: Foi realizada uma revisão de literatura utilizando Descritores em Ciências da Saúde (DECs), com análise de publicações impressas em livros do acervo da Biblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, e consulta de trabalhos indexados e publicados nas bases de dados LILACS, SCIELO, PubMed e Google Acadêmico. Considerações Finais: Os estudos analisados apontam que a intervenção terapêutica com o uso da realidade virtual como uma ferramenta tecnológica para a reabilitação do equilíbrio postural mostrou ser de grande importância e poderia auxiliar as terapias tradicionais, no entanto, mais estudos serão necessários para entender qual é o mecanismo pelo qual a realidade virtual atua melhorando o equilíbrio postural.
Descrição: Discente do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA; E-mail: luanahilario@hotmail.com; 2 Doutor em Fisiologia e Farmacologia pela Universidad de Zaragoza/Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da FAEMA; 3 Pós-Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Coordenador do curso de graduação em Educação Física da FAEMA; 4 Mestre em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, pós-graduanda em Fisioterapia em Saúde de Mulher da Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR; 5 Doutora em Ciências Fisiológicas. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da FAEMA.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/1832
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA et al..pdf296,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.