Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/195
Título: Candidíase vulvovaginal e sua importância em gestantes: uma abordagem teórica
Autor(es): Fiorenzani, Letícia Pereira
Palavras-chave: Farmácia
Candidíase Vulvovaginal
Intercorrência Gestacional
Prevalência de Vulvovaginites
Data do documento: 2011
Resumo: A Candidíase vulvovaginal é uma infecção do trato genital inferior das mulheres, causada por fungos leveduriformes do gênero Candida. A espécie mais freqüente é a Candida albicans, uma levedura que habita a flora normal intestinal e vaginal, porém em ambiente propício torna-se patológica. Estima-se que 75% das mulheres são acometidas por essa vulvovaginite ao menos uma vez na vida. O período gravídico proporciona subsídios nutricionais e um meio favorável para o desenvolvimento do fungo, considerando-se um fator predisponente a essa doença. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre CVV na gestação, citando aspectos gerais da infecção nesse período, bem como sua prevalência. Para este estudo adotou-se o método de arrolamento bibliográfico por meio da revisão de literatura. As principais informações nessa pesquisa destacam que a gestação provoca mudanças fisiológicas na mulher que propiciam a ascensão de patógenos como a Candida sp. para o meio vaginal. Portanto é necessário o conhecimento dos profissionais da saúde destacando-se o farmacêutico, sobre essa intercorrência gestacional, visando o bem estar do binômio mãe-filho.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de Bacharel em Farmácia. Orientadora: Profª. Esp. Cacilda de Figueiredo Jardin.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/195
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia Pereira Fiorenzani_TCC.pdf266,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.