Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2074
Título: Identificação de fatores desencadeantes da depressão pós-parto: atuação do enfermeiro
Autor(es): Mafra, Ramayana Melo
Palavras-chave: Depressão Pós-parto
Puerpério e Enfermagem
Data do documento: 2011
Resumo: A DPP é um transtorno mental que afeta cerca de 10 a 20% das mulheres no período puerperal, uma patologia que atinge diretamente o estado biopsicosocioambiental, podendo manifestar-se com intensidade variável. O período puerperal é um momento que exige cuidados especiais à mulher, maior atenção da família e do profissional de saúde, é considerado como um período de alterações locais e sistêmicas, provocadas durante a gestação ou parto. A identificação precoce dessa patologia é imprescindível, por se tratar de uma doença de difícil diagnóstico, uma vez que seus sintomas se confundem com o estado de ajustamento emocional da puérpera. Dessa forma foram criados mecanismos como a EPDS e a PDSS, instrumentos que auxiliam na identificação desse possível transtorno mental. Este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da atuação do enfermeiro na identificação de fatores desencadeantes da DPP. Trata-se de pesquisa de revisão bibliográfica, realizada entre o período 1999 a 2011, por meio de busca eletrônica em bases de dados e sites oficiais, além do levantamento da literatura científica pertinente em acervo bibliotecário. Portanto, cabe ao enfermeiro a atenção e conhecimentos sobre os transtornos mentais no puerpério, em qualquer âmbito de atendimento, devendo estar apto para as diferentes dinâmicas de diagnósticos, atendendo durante o pré- natal de forma holística, objetivando sobretudo a prevenção deste transtorno e a promoção do bem-estar materno-fetal.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente -FAEMA, como requisito parcial à obtenção de título de bacharelado em Enfermagem. Prof.Orientador(a):Enf.Esp. Sharon Fernandes. Co. Orientadora: Enf. Silvia Rosseto.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2074
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ramayana Melo Mafra_TCC.pdf247,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.