Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifaema.edu.br/jspui/handle/123456789/2128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Sandra Regina-
dc.creatorSouza, Jhonattas Muniz de-
dc.date.accessioned2018-08-13T18:09:39Z-
dc.date.available2018-08-13T18:09:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2128-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Química - Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. Orientador (a): Prof. MSc. Jhonattas Muniz de Souza.pt_BR
dc.description.abstractA contextualização no processo de ensino/aprendizagem tem como objetivo trazer as ações do cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que visa estreitar a relação entre o conhecimento cientifico e o dia a dia do aluno. A experimentação também é um dos grandes aliados do professor na questão da aprendizagem, pois ela mostra ao aluno de forma prática o que ele não conseguiu compreender na teoria, fazendo-se necessário o contato do aluno com os experimentos. Este trabalho além de apresentar a disciplina de química no ensino básico, também contempla tópicos sobre os resíduos sólidos e resíduos líquidos, sendo esses uns dos grandes geradores de problemas ambientais atualmente, onde se faz necessário a sua aproximação nas instituições de ensino como uma forma de alertar sobre os riscos que eles oferecem. Foi então elaborada uma proposta metodológica que aborda o tema metais de transição presentes em resíduos de laboratório químico, para estimular a aprendizagem através da experimentação e da contextualização, proporcionando ao aluno um conhecimento sobre o campo dos metais, quais as suas aplicações e implicações na vida e promovendo espaço para questionamentos que os tornarão um cidadão mais crítico e envolvido com a sociedade. Através dessa proposta será possível mostrar aos alunos que os metais de transição são de suma importância no dia a dia, porém que devem ter um tratamento adequado para não trazer danos futuros.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectMetais de transiçãopt_BR
dc.titleProposta metodológica para o ensino de química:pt_BR
dc.title.alternativetema gerador metais de transiçãopt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Regina Gomes.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.