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dc.contributor.authorPereira, Mariana Cristina Souza-
dc.creatorMartins, Yuri de Lucas Xavier-
dc.date.accessioned2018-08-24T18:49:03Z-
dc.date.available2018-08-24T18:49:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2136-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do Grau de Licenciada em Educação Física. Profº. Orientador: Ms. Yuri de Lucas Xavier Martinspt_BR
dc.description.abstractNo processo de ensino-aprendizagem é indispensável o planejamento para o uso de estratégias metodológicas, na qual as ferramentas girem em torno da inclusão e contextualização do conhecimento para desenvolvendo a aprendizagem de forma significativa. A educação de surdos sofreu com diversas barreiras durante o desenvolvimento da sociedade, principalmente ligadas a questões religiosas e/ou experimentações cientificas sem fundamentos. No Brasil, as conquistas da comunidade surda datam, sobretudo, o período que segue o final dos anos 80 com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e a possibilidade do uso da LIBRAS com a Lei Nº 10.436 e Decreto de Nº 5.626. O professor de Educação Física é o responsável por levar ao aluno novas experiências, trabalhar juntamente com a comunidade escolar, levando a possibilidade de desenvolver a capacidade intelectual, bem como psíquica, motora e cognitiva, levando ao lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Nesse foco, objetivou-se conhecer como é o processo de ensino-aprendizagem para alunos Surdos no tocante ao planejamento, estratégias metodológicas, inclusão e a aprendizagem significativa nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma Revisão de Literatura, considerando como principais suportes teóricos as Legislação Pertinentes como a LDB, PNE, PCENEM e BNCC. Considera-se que no processo de ensino-aprendizagem a inclusão tende a trazer mudanças no atual mapa da educação, onde a verdadeira cidadania é exercida por todos e as diferenças são respeitadas e a inovação profissional busca resolver problemas pedagógicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAEMApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducadores físicospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titlePlanejamento da aula de educação física para alunos com problema auditivos: estratégias metodológicas do professorpt_BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispt_BR
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