Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2165
Título: O USO DAS ESTATINAS NO TRATAMENTO DA DISLIPIDEMIA E O MECANISMO DA BIOSSÍNTESE DO COLESTEROL
Autor(es): SILVA, Ederson Aparecido da
FERNANDES, Dione Rodrigues
SANDOVAL, Alline Correia
TERRA JÚNIOR, André Tomaz
Palavras-chave: Colesterol
Estatinas
Triglicerídeo
HMG-CoA redutase
Dislipidemia
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: FAEMA
Resumo: O colesterol é uma substância complexa do tipo lipídio-esteróide presente principalmente nas gorduras animais. Apresenta múltiplas funções no organismo, entretanto, problemas no metabolismo do colesterol no organismo podem acarretar aumento na sua concentração no sangue e consequentemente doenças coronárias como aterosclerose. Esse risco pode se agravar quando associado a outros fatores, tais como, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), fumo, inatividade física, idade, diabetes e obesidade. Porém, já está comprovado que o consumo de colesterol é um fator de risco para pessoas que apresentam problemas genéticos de regulação do seu metabolismo. As estatinas são fármacos inibidores da enzima 3-Hidroxi3-Metil Glutaril Coenzima-A redutase (HMG-CoA redutase), enzima responsável pela síntese do colesterol, com a inibição dessa enzima reduz o colesterol e consequentemente aumenta a expressão dos receptores da Lipoproteína de Baixo Colesterol (LDL). O presente estudo teve por objetivo apresentar a classe de fármacos que mais são utilizadas para diminuir a dislipidemia, e foi demonstrado que as estatinas é classe de medicamento mais prescrita para reduzi-lo os níveis de colesterol e, na redução de doenças cardíacas. Para a elaboração deste trabalho foi foram abordadas as seguintes descrições: Colesterol, Estatinas, Triglicerídeo, Dislipidemia e HMG-CoA redutase. Foram feitas buscas em teses, Dissertações e Artigos Científicos.
Descrição: Ederson Aparecido da Silva Discente do curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. E-mail: eder_mattedi@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8019-7357. Dione Rodrigues Fernandes Farmacêutico pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA). E-mail: dionefernandes.claro@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7349-3246. Alline Correia Sandoval Discente do curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA. E-mail: bamc_fest@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4102-9593. André Tomaz Terra Júnior Mestre em Oncologia Clínica, Terapia Celular e Células Troncos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto –FMRP/USP. Docente do curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes –RO. E-mail: andretomazfaema@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7365-5284.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2165
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O USO DAS ESTATINAS NO TRATAMENTO DA DISLIPIDEMIA E O MECANISMO DA BIOSSÍNTESE DO COLESTEROL.pdf471,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.