Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2199
Título: PERFIL ANTROPOMÉTRICO EM ESCOLARES DA CIDADE DE ARIQUEMES – RONDÔNIA
Autor(es): Silva, Adilamara Valentim da
Nascimento, Maiara Magali Alves do
Silva, João Rafael Valentim
Pagani, Mario Mecenas
Palavras-chave: Avaliação Física
Atividade Física
Cineantropometria
Crescimento e Desenvolvimento
Data do documento: 2015
Resumo: a avaliação da composição corporal pode representar um valioso instrumento para a determinação do crescimento, ganho de massa corporal e, inclusive fatores associados com a saúde. Objetivo: Identificar o perfil antropométrico de escolares da cidade de Ariquemes. Metodologia: selecionou-se 157 sujeitos do sexo feminino entre 14 e 18 anos com média de idade de 15,57 + 1,54 anos de idade, 53,77 + 8,36 kg e 1,61 + 0,05 m de altura. Utilizou-se um questionário contendo somente o nome e idade; ainda estadiômetro, com precisão de um milímetro; balança com precisão de 100g. Posteriormente o IMC e o IAC foram calculados. Para o tratamento estatístico utilizou-se a média e desvio padrão e ANOVA ONE WAY e teste posterior de Benferroni com significância de 0,05. Resultados: todos os resultados para todas as idades se mostraram dentro da normalidade aceita ao se comparar com os dados da Organização Mundial de Saúde. Conclusões: Considerando o equilíbrio dos valores dos resultados, neste estudo os resultados para as meninas das duas escolas públicas parecem adequados segundo as referencias da Organização Mundial de Saúde.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2199
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01ARTIGO ADILAMARA.pdf385,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.