Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/224
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES FÍSICOS
Autor(es): LOPES, FERNANDA DOS SANTOS
Palavras-chave: Educação Física
Deficiência Física
Educação Física Adaptada
Integração
Data do documento: 24-Jun-2014
Resumo: Relatar um pouco da história da Educação Física no sentido de compreender e refletir sua relação com os princípios filosóficos da integração e inclusão levam-nos à possibilidade de um repensar sobre uma nova práxis da Educação Física voltada para o atendimento aos deficientes físicos principalmente na área escolar, visando a sua transformação para uma Educação Física Inclusiva. Assim, o presente trabalho aborda como temática central a Educação Física adaptada voltada para os deficientes físicos. Procura explicitar, mesmo que de forma sucinta, perspectivas da Educação Física e de atividades adaptadas quando relacionados aos princípios da integração e inclusão. Para tanto, na primeira parte apresenta-se brevemente o marco histórico e normativo da educação inclusiva no Brasil bem como a história da Educação Física Adaptada (EFA). Em seguida descreve alguns conceitos de deficiência física. Por últimas sugestões de atividades de Educação Física adaptada para deficientes físicos. Foi utilizado como procedimento metodológico a pesquisa bibliografica. Conclui-se que a questão da inclusão de alunos com deficiência física nas aulas de Educação Física em escolas regulares, toma a mesma dimensão que para aqueles ditos normais, pois também possuem a necessidade de se apropriar da cultura corporal do movimento.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, como requisito parcial a obtenção do grau de Licenciada.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/xmlui/handle/123456789/224
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES, F. S. - EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA.. UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES FÍSICOS.pdf328,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.