Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2429
Título: ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM IDOSAS
Autor(es): Rodrigues, Tatiane Serra
Santos, Jéssica Castro dos
Palavras-chave: Incontinência urinaria
qualidade de vida
fisioterapia
Data do documento: 22-Nov-2018
Citação: FAEMA
Resumo: As afecções do assoalho pélvico são situações que acometem mulheres em diferentes idades, porém, aquelas que se encontram no período do climatério, assim como mulheres que teve filhos em parto normal e com avança da idade, se tornam mais suscetíveis. A incontinência urinária (UI) é qualquer perda involuntária de urina, clinicamente comprovada responsável por causar problemas sociais e higiénicos podendo variar desde um escape ocasional até uma incapacidade total para segurar qualquer quantidade de urina. Contudo, sabemos que IU não faz parte do envelhecimento fisiológico, porém é notável o aumento da prevalência entre as idosas, que vem causando um impacto na qualidade de vida, com o passar dos anos ocorre à diminuição da capacidade vesical, diminuição do tônus muscular e devido à diminuição de estrogênio ocorre às contrações involuntárias. A fisioterapia atua na prevenção da IU, na interação das mesmas na sociedade, buscando melhorar a sua qualidade de vida. Trata-se de uma revisão bibliográfica, coerente e atual na qual buscou sobre a IU em idosas com critérios de inclusão trabalhos científicos na língua portuguesa e inglesa publicados entre os anos de 2000 a 2017 que abordasse sobre o tema, critérios de exclusão trabalhos publicados que não correspondiam com ano de publicação e o idioma supracitado, além de artigos que estivessem restritos sem livre acesso. Este estudo tem por objetivo de identificar atuação da fisioterapia na incontinência urinária em idosas através técnicas especifica comprovadas mediantes a estudos científicos.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2429
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_II_ pronto_assinado_ok gravar.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.