Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2443
Título: BREVE RELATO SOBRE OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DO GENGIBRE (Zingiber officinale Roscoe)
Autor(es): Sousa, Josiely Paula de
Sarturi, Leandro
Abreu, Alessandra Raissa de
Sousa, Thainara Araújo de
Geron, Vera Lúcia Matias Gomes
Geron, Vera Lúcia Matias Gomes
https://orcid.org/0000-0002-9559-5013
Palavras-chave: Zingiber
Roscoe
Gengibre
Compostos
farmacológicos
Propriedade terapêutica
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O Zingiber officinale Roscoe foi originado no sul da Ásia e foi espalhado pelo mundo através das grandes navegações com várias especiarias, e teve sua descoberta como propriedade terapêutica em toda a China e Ásia tropical, utilizada como expectorante e afrodisíaco. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve relato sobre os efeitos terapêuticos do gengibre (Zingiber officinale Roscoe). Tem como metodologia uma revisão bibliográfica do tipo exploratória descritiva. Critérios de inclusão consideraram informações importantes ao tema abordado, já artigos excluídos foram aqueles incoerentes e sem credibilidade. Os compostos farmacológicos principais do gengibre são: o gingerol e o shagaol, que estão presentes e possuem atividades farmacológicas sendo as principais: antieméticas, antitumorais, antioxidantes, antiinflamatórias, antimicrobianas e entre outras. Com isso, o profissional farmacêutico, possui um papel importante no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, onde pode auxiliar no tratamento da população com o uso de medicamentos fitoterápicos. Portanto, o gengibre apresenta várias opções de tratamento preventivos e/ou curativos para diversos tipos de patologias.
Descrição: Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 1, p. 45-54, jan.-jun. 2019.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2443
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
document.pdf372,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.