Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2450
Título: OS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA Curcuma longa L. (AÇAFRÃO DA TERRA)
Autor(es): Moretes, Débora Nogueira
Geron, Vera Lúcia Matias Gomes
Geron, Vera Lúcia Matias Gomes
https://orcid.org/0000-0002-9559-5013
Palavras-chave: Açafrão da terra
Fitoterapia
Atenção Básica de Saúde
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: A Curcuma longa L. ou açafrão da terra constitui-se de um ativo vegetal de grande relevância para a medicina alternativa. Atua como medicamento natural e fitoterápico, suplemento alimentar e dietético, condimento, corante e conservante, cosmético e aromatizante. Esta pesquisa tem como objetivo buscar conhecer os benefícios das propriedades medicinais do açafrão da terra. Trata-se de uma metodologia de revisão de literatura que possibilitou o conhecimento acerca do açafrão da terra, os benefícios à saúde, à indústria alimentícia, farmacológica e cosmética, as propriedades medicinais, os mecanismos de ação, a fitoterapia da curcumina e o papel do farmacêutico na fitoterapia da Atenção Básica de Saúde (ABS). Enfatiza-se os benefícios medicinais do açafrão da terra nos mais diversos problemas clínicos como câncer, diabetes, hipertensão, colesterol, inflamação, ferimento, coagulação sanguínea, vírus, micróbios, bactérias, fungos, intoxicação alimentar, hepatite, gastrite, constipação, artrite e inúmeros outros benefícios. Verificou-se que o açafrão possui muitos benefícios para a saúde e os profissionais da área da saúde precisam reconhecer a fitoterapia como forma de tratamento.
Descrição: Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 1, p. 108-116, jan.-jun. 2019.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2450
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA.pdf255,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.