Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2454
Título: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA PRESTADA A PARTURIENTE DURANTE O PARTO
Autor(es): Oliveira, Aine Cristina Motta de
Santana, Patricia Caroline
Santana, Patricia Caroline
https://orcid.org/0000-0002-4498-9178
Palavras-chave: Fisioterapia
Saúde da mulher
Parto normal
Data do documento: 30-Mai-2019
Resumo: A gestação é uma etapa do ciclo normal da vida feminina e pode suceder-se de diversas formas, sendo o parto o estágio final desse ciclo. A Organização Mundial de Saúde tem incentivado a prática de partos humanizados e o fisioterapeuta por sua formação é um profissional apto a atuar no âmbito da saúde da mulher, auxiliando na vivência de um parto mais saudável e satisfatório a mulher. Assim, o objetivo desta pesquisa é discorrer a importância da assistência fisioterapêutica prestada à parturiente no parto humanizado. Em suma, espera-se com essa revisão bibliográfica esclarecer o papel da fisioterapia neste cenário, bem como auxiliar futuros pesquisadores em seus trabalhos bibliográficos e disponibilizar aos profissionais evidências científicas atuais que auxiliem na assistência prestada à parturiente. O presente estudo consiste em uma revisão de literatura de caráter descritivo, embasado em livros e documentos acadêmicos publicados entre os anos de 2003 a 2018. Dentre os recursos fisioterapêuticos mais empregados no trabalho de parto humanizado são a cinesioterapia, terapia manual, exercícios respiratórios e eletroestimulação nervosa transcutânea, técnicas empregadas conforme o quadro clínico da parturiente. Os achados desta revisão demonstraram que a fisioterapia no centro obstétrico contribui significativamente no parto, tornando-o mais ativo, humanizado e satisfatório à mulher.
Descrição: Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 1, p. 156-166, jan.-jun. 2019.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2454
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo.pdf542,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.