Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2455
Título: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA PARA MANTER A QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – DPOC
Autor(es): Almeida, Jheiniffer Thaís de Souza
Schneider, Luiz Fernando
Schneider, Luiz Fernando
https://orcid.org/0000- 0002-7945-2581
Palavras-chave: DPOC
Doença Pulmonar
Obstrutiva Crônica
Qualidade de vida
Fisioterapia
Data do documento: 23-Mai-2019
Resumo: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é um processo inflamatório crônico e progressivo em que ocorre uma inflamação no pulmão com consequente obstrução das vias aéreas decorrentes da inalação de partículas tóxicas de gases que alteram as funções mecânicas progredindo para manifestações sistêmicas. Essas manifestações podem ser geradas por diversos fatores vindo a evoluir para ocorrências de morbidades que prejudicam o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes. Assim, o presente estudo tem o intuito de evidenciar a importância da fisioterapia e a abordagem fisioterapêutica, elencando as principais técnicas fisioterapêuticas utilizadas no tratamento dos portadores de DPOC, com intuito de relatar como o profissional fisioterapeuta atua possibilitando melhorias na qualidade de vida destes pacientes, por meio de uma revisão de literatura em bases de dados indexadas Scientific Electonic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS e Google acadêmico. O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, que compõe a atuação fisioterapêutica com o uso de programas de reabilitação pulmonar que associa exercícios físicos e respiratórios com táticas educativas ao paciente. Através do levantamento foi possível comprovar a eficácia da fisioterapia com a prática regular do programa de reabilitação pulmonar para melhorias na mecânica respiratória, diminuição dos sintomas da doença, prevenção de comorbidades, atuando de forma benéfica em todos os graus da doença, promovendo um maior conforto e qualidade de vida ao paciente.
Descrição: Rev Cient da Fac Educ e Meio Ambiente: Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, Ariquemes, v. 10, n. 1, p. 167-176, jan.-jun. 2019.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2455
Aparece nas coleções:Revista Científica FAEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
795-Texto do artigo-2542-1-10-20190805 (1) (1).pdf535,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.