Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2482
Título: FARMACOTERAPIA PARA PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV EM GESTANTES
Autor(es): ORTIZ, SILVIA FREITAS
Geron, Vera Lúcia Matias Gomes
Palavras-chave: HIV
pré-Natal
Gestantes
Diagnóstico
Tratamento
Data do documento: 1-Nov-2019
Resumo: A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) na gravidez é considerada um agravo, de notificação compulsória desde 2006 no Brasil. Consiste em uma das preocupações mais importantes durante uma gestação, pois caso não seja determinada e tratada, poderá acontecer Transmissão Vertical (TV). A TV do HIV ocorre da mãe para o filho pela sua exposição ao vírus no decorrer da gestação, no trabalho de parto, parto ou na amamentação. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi descrever a farmacoterapia para prevenção da TV do HIV em gestantes. A metodologia utilizada foi por meio de revisão de literatura entre os anos de 2010 a 2019. O pré-natal possui a finalidade de permanecer a integridade das condições de saúde do Recém-Nascido (RN) e da mãe. O diagnóstico da infecção HIV no começo da gravidez permite melhores resultados sobre o controle da infecção materna e em relação a TV desse vírus. O principal tratamento é através da terapia antirretroviral, objetivando o controle da infecção, diminuição ou prevenção da TV do HIV. O farmacêutico é primordial para a prevenção dos riscos ocasionados pelo uso incorreto de fármacos. Portanto, averígua-se que o aumento da quantidade de casos de grávidas com HIV e o risco de TV é alto. Desse modo, é fundamental realizar o pré-natal, garantindo, no fim da gravidez, o nascimento de um RN saudável e a garantia do bem-estar neonatal e materno, além da prevenção da TV.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do título de bacharelado em: Farmácia. Profª. Orientadora: Ms. Vera Lúcia Matias Gomes Geron.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2482
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SILVIA CD.pdf650,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.