Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2497
Título: OCORRÊNCIA E GEOLOCALIZAÇÃO DE PARASITOS INTESTINAIS EM LAUDOS PARASITOLÓGICOS DE FEZES DE CRIANÇAS EM UM LABORATÓRIO PRIVADO DO MUNICÍPIO DE ALTO PARAISO/RO NOS ANOS DE 2017-2018.
Autor(es): SIQUEIRA, RENATA LORRANY LIMA DA SILVA
Tristão, Taline Canto
Palavras-chave: Parasitose intestinal
Parasitoses na infância
geolocalização
Data do documento: 16-Out-2019
Resumo: As parasitoses intestinais se estabelecem sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo, com maioria dos casos em crianças a infecção humana apresenta-se de maneira endêmica em diversas áreas do Brasil. Nesse contexto esse trabalho teve como principal objetivo estimar a prevalência, geolocalização e os fatores associados aos casos de parasitoses intestinais em crianças do município de Alto Paraíso- RO. Foi realizado um estudo retrospectivo-descritivo através de coleta de dados arquivados no sistema de um laboratório privado de Análises Clínicas, realizados no período de 2017 e 2018. Foram analisadas um total de 325 formulários de crianças de 0 a 12 anos, dentre destes apenas 152 mostram-se positivos para um ou mais tipos de parasitos. Dentre as parasitoses mais encontradas teve-se uma maior prevalência os helmintos com uma porcentagem de 57% (92), já os protozoários 43% (60). Ascaris lumbricoides foi o parasita mais encontrado dentre os demais, com uma porcentagem 54% (107). Crianças do sexo masculino tiveram uma maior prevalência, a maioria dos casos foram com crianças com idade entre 0 a 4 anos. Infecções intestinais em crianças são preocupantes pois podem acarretar vários transtornos como anemia por deficiência de ferro, diarreia e desnutrição sabendo -se que são mais fragilizadas por terem seu sistema imunológico ainda imaturo e pouco conhecimento sobre hábitos de higiene. Desta forma através desta pesquisa foi possível identificar quais tipos de parasitos intestinais que mais acometem crianças no municio de Alto Paraíso-RO.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de graduação em Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente Faema como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Farmácia. Prof.ª. Orientadora: Dra. Taline Canto Tristão.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2497
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA LORRANY LIMA DA SILVA SIQUEIRA_assinado.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.