Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2520
Título: HIPERTENSÃO: ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO GRUPO DE IDOSOS
Autor(es): SANTOS, MAGNUS MARLON DA SILVA
Paixão, Eliel Fabio da Silva
Palavras-chave: Hipertensão Arterial
Diabetes Mellitus
Enfermagem
Data do documento: 21-Set-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho foi traçar o perfil das públicações sobre os fatores de risco e cuidados de enfermagem ao idoso hipertenso. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, baseado na revisão de artigos da literatura brasileira, utilizando as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), além da indexadora Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e abrangeu as públicações do ano de 2009 a 2019, utilizou – se a conbinação das palavras chaves Hipertensão Arterial, Diabete Mellitus e Enfermagem. Este estudo tem como foco identificar os fatores de risco da HAS descritas na literatura, como doenças vasculares, obesidade, conhecimento da doença, sedentarismo, gênero, tabagismo, bem como quais os tipos de cuidados de enfermagem que devem ser priorizados na assistência ao idoso hpertenso a fim de evitar complicações e promover saúde a essa clientela. Considerou – se que a HAS ainda é um problema de saúde pública e que políticas públicas de saúde precisam ser implementadas e direcionadas para os idosos com o intuito de reduzir os riscos de complicações cardiovasulares. Redigido pelo próprio autor do TCC, apresenta uma síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa, direta, com o máximo de 250 palavras. Deve ser seguido das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, conforme a NBR 6028 da ABNT.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do título de bacharel em Enfermagem. Profº. Orientador: Eliél Fabio da Silva Paixão.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2520
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAGNUS pronto protocolo.pdf496,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.