Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2582
Título: O ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO ATENDIMENTO AO IDOSO PARA ADESÃO AO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA.
Autor(es): BURG, LUIZA CAROLINE
Verissimo, Thays Dutra Chiarato
Palavras-chave: Adesão à Medicação
Educação em Saúde
Enfermagem
Idoso
Data do documento: 16-Set-2019
Resumo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil, a população idosa tem aproximadamente 17 milhões de pessoas com a tendência de duplicar esse valor até 2030. Esses idosos, são frequentemente acometidos por doenças crônicas, fazem uso em grande escala dos serviços de saúde e por sua vez utilizam uma grande quantidade de medicamentos. O objetivo deste estudo é valorizar a atuação do enfermeiro quanto a adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários hipertensos, na Estratégia de Saúde da Família. Foi realizado revisão de literatura mediante a consultas publicadas no período de 2010 a 2019. A metodologia trata-se de levantamento bibliográfico, as bases de dados utilizadas para busca foram: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google acadêmico, Manuais do Ministério da Saúde e acervo da Biblioteca Júlio Bordignon da Faculdade de Educação e Meio Ambiente- FAEMA. Por meio da leitura e análise dos artigos. Os descritores utilizados foram: Adesão à Medicação; Educação em Saúde; Enfermagem; Idosos. A partir da revisão bibliográfica conclui-se que idosos submetido a terapêutica necessitam de informações e cuidados acerca da utilização de medicamentos e que ações educativas de enfermagem podem tornar mínimas as complicações amenizando assim, os problemas decorrentes da utilização de medicamentos.
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção de título de Bacharel em Enfermagem. Prof. Orientador: Ms. Thays Dutra Chiarato Verissimo.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2582
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZA BURG PARA ASSINAR_assinado KATIA (2)_assinado.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.