Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2601
Título: A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA TRANSFORMAÇÃO DO ESTILO DE VIDA VOLTADO ÀS PRÁTICAS DE SAÚDE
Autor(es): PINTO, AMANDA KELRY CHAVEIRO
Arantes, Ana Claudia Yamashiro
http://lattes.cnpq.br/2181183340752599
Palavras-chave: Redes Sociais
Alimentação
Autoimagem
Transtornos alimentares
Dietas da Moda
Data do documento: 2019
Resumo: São habituais os efeitos das redes sociais na transformação da vida da sociedade, modificando hábitos tais como a sociabilidade, bem como motivando a aquisição de informações que poderiam dar acesso democrático ao conhecimento geral e específico. Essa pesquisa bibliográfica objetiva analisar se as redes sociais poderiam oferecer uma influência na adoção de um estilo de vida saudável, incluindo a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares, bem como oferecer uma desorientação, propagando informações que poderiam levar à adoção de transtornos alimentares prejudiciais, em prol do desejo de aquisição de um padrão de beleza instituído socialmente e replicado pelas mídias na internet. Para respaldar esta pesquisa, foram utilizados 9 livros e 61 materiais virtuais encontrados em plataformas digitais como LILACS (Literatura-americana e do Caribe em ciências da saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca virtual de saúde e livros físicos), REDALYC (Red de revistas cientificas de América Latina y el Caribe, Espana y Portugal) e Google Acadêmico, dentre 46 artigos, 2 teses, 1 dissertação 6 cartilhas difundidas pelo governo federal e 6 monografias. Os resultados obtidos constataram que há uma variedade de informações na internet sobre práticas de exercícios e hábitos alimentares, mas estes muitas vezes podem de fato instigar a instauração de transtornos alimentares, tais como a bulimia, a anorexia, vigorexia e a ortorexia, na medida em que o discurso em prol da saúde visa, sobremaneira, a aquisição de um corpo belo – magro e atlético, mais do que propriamente saudável. Embora seja muito frequente encontrar publicações voltadas para o público leigo sobre práticas de exercícios e alimentação saudável, há uma divergência de informações e uma mutabilidade das mesmas, possivelmente instigando modas dietéticas que beneficiam o emagrecimento, mais do que a saúde física. Destaca-se dentre estas duas dietas largamente divulgadas: a dieta low carb e o “jejum intermitente”, que são objeto de discussão neste trabalho. Em relação a estas dietas específicas, elenca-se as consequências positivas e as negativas sobre a saúde e a nutrição, de modo que as informações disponíveis na internet ao público leigo poderiam instigar o desenvolvimento da bulimia e da ortorexia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura de Educação Física. Profª. Orientadora: Ms. Psicóloga Ana Claudia Yamashiro Arantes.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2601
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Licenciatura



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.