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Título: A esquizofrenia na terapia cognitivo comportamental: uma relação possível?
Autor(es): Soares, Laura Maria Duque
Pumariega, Yesica Nunez
http://lattes.cnpq.br/0047172708620543
Palavras-chave: Esquizofrenia
Terapia cognitiva
Terapia cognitivo comportamental
Psicose
Crenças delirantes
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar a aplicação e efetividade dos pressupostos da Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento da esquizofrenia. Portanto, pode-se definir a TCC como uma abordagem que se baseia na primazia dos pensamentos sobre os comportamentos e emoções, entendendo que não é um evento específico o responsável pelo sujeito sentir ou se comportar de determinada maneira, mas sim sua percepção e interpretação sobre o mesmo que são encarregadas por aquilo que ele irá experimentar emocionalmente ou das ações que irá tomar. Assim, é uma ciência pautada em dois eixos principais, o cognitivo, referente a teorias e técnicas que tem por finalidade modificar estruturas cognitivas e o comportamental, marcado por procedimentos técnicos, por seu caráter empírico e sua habilidade em instituir metas, planos e ferramentas concretas para alcançá-las. Possibilitando, sua aplicação na terapêutica de diversos transtornos, tais como a esquizofrenia, uma vez que esta é uma condição psiquiátrica demarcada pela presença de sintomas positivos ou psicóticos (delírios, alucinações), negativos (embotamento afetivo, avolia, alogia, entre outros) e por sintomas cognitivos, tal como a manifestação de distúrbios do pensamento. Para tanto, este configura-se em uma revisão de literatura descritiva explorativa, realizada entre os meses de junho e julho de 2019, onde foram utilizadas 60 referências para sua composição, sendo adotados como critérios de inclusão: Obras que abordavam a história da esquizofrenia, formas de tratamento, sintomatologia, a origem da Terapia Cognitivo-Comportamental, seus princípios básicos, sua aplicação no tratamento desse transtorno e as principais técnicas usadas para esse fim.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA, como requisito parcial a obtenção do Grau de bacharelado em Psicologia Profª. Orientadora: Ms. Yesica Nunez Pumariega
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2623
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