Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2677
Título: Prevenção do comportamento suicida
Autor(es): Setz, Carla De Lima
Alarco, Renata Trigueirinho
Palavras-chave: Suicídio
Prevenção
Terapia cognitivo- comportamental
Data do documento: 2016
Resumo: O suicídio é um problema de saúde pública, sendo considerada uma das principais causas de morte no mundo. O comportamento suicida envolve ideação, planejamento, tentativa e suicídio propriamente dito, comportamentos em geral motivados entre outros fatores por pensamentos disfuncionais. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais cognições relacionadas ao comportamento suicida e prevenir comportamentos disfuncionais através das técnicas da abordagem cognitivo-comportamental para o suicídio. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, integrando pesquisas, preferencialmente nacionais sobre o tema. Como principal referencial teórico destacam-se os autores Wenzel, Brown e Beck. Seus resultados mostram que os principais preditores de suicídio são: tentativa prévia e transtorno mental, estes ainda associados a desesperança são de alto risco para o comportamento suicida. As intervenções focalizam a relação empática do terapeuta e utilizam estratégias como psicoeducação, resolução de problemas, detecção e correção de pensamentos disfuncionais, estratégias de controle de impulsos e busca de apoio social. Muitas vezes, é fundamental a intervenção de outros profissionais da saúde como médico psiquiatra. Considerando a gravidade e a complexidade do comportamento suicida, é fundamental que profissionais da saúde mental conheçam estratégias úteis e eficazes como as propostas pela TCC para um manejo eficiente do problema.
Descrição: Monografia apresentada ao Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental como parte das exigências para obtenção do título de Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental.
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2677
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA DE LIMA SETZ.pdf242,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.