Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2687
Título: O Transtorno de pânico sob a perspectiva da psicodinâmica e terapia cognitivo comportamental
Autor(es): Silva, Rogério Carlos Da
Alarcon, Renata Trigueirinho
Palavras-chave: Terapia cognitivo-comportamental
Terapia cognitivo-comportamental
Transtorno de pânico
Conceitualização e técnicas
Revisão bibliográfica
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar por meio de revisão bibliográfica, a conceitualização do Transtorno do Pânico (TP) sob a perspectiva da Psicodinâmica e da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), bem como a averiguar as principais técnicas e estratégias de ambas as correntes psicoterápicas para lidar com os desdobramentos dessa nosologia, isto é, a partir de suas peculiares medidas interventivas e tratamentos. Os estudos selecionados estão situados entre 2006 e 2016. Tivemos como foco as pesquisas acadêmicas que visassem descrever quais os protocolos mais atualizados e adequados para a intervenção psicoterápica/ farmacológica do Transtorno de pânico, incluindo trabalhos de revisão, ensaio clínico, estudos de caso, a partir de plataformas de buscas como: IndexPsi, Lilacs, Psique, PsycINFO, PubMed, Capes, Scielo, material digital e livros. Os resultados das buscas e o conteúdo das pesquisas demonstram que há um grande arcabouço informativo e interventivo em artigos científicos para a TCC e um número quase ínfimo em relação à Psicanálise/Psicodinâmica, a nível nacional. Foram encontradas a nível internacional, principalmente em língua inglesa, um razoável número de pesquisas e artigos científicos em Psicodinâmica, como o protocolo de psicoterapia focada no pânico (PPFP), desenvolvido por Milrod, Busch e colaboradores, todavia, em relação as pesquisas cientificas, observa-se uma carência de trabalhos da Psicodinâmica em comparação com pesquisas cientificas e acadêmicas disponíveis em TCC, voltadas para o TP a nível mundial. Além disso, observou-se que para alguns autores na Psicodinâmica, a Teoria do Apego de Jonh Bowlby, apresentou-se como um constructo teórico profícuo para compreensão e intervenção não só do TP, mas, também, de outros transtornos de ansiedade, o que pode fomentar outras pesquisas. Contatou-se também, que a TCC demonstrou técnicas eficientes que auxiliam na remissão dos sintomas a partir de técnicas como a hiperventilação, exposição interoceptivas, exposição in vivo e, entre outras, que auxiliam na dessensibilização sistemática, propiciando a remissão dos sintomas a curto e médio prazo dos estímulos condicionados ao TP. Não obstante, sugere-se que novas pesquisas possam ser delineadas, com mais abrangência e fixidez nos aspectos etiológicos, epidemiológicos, clínicos e diagnósticos do TP, para nortear novas técnicas de intervenção e prevenção, tanto na TCC como na nas psicoterapias de base Psicodinâmica. O intuito é identificar já a partir da infância, a vulnerabilidade mediante a tal quadro nosológico, no que tange seus aspectos diagnósticos, etiológicos, assim como o seu tratamento clínico, ainda de difícil acesso e compreensão, e que já desponta neste século nas grandes cidades, como um grave problema na saúde pública.
Descrição: Curso de especialização em terapia cognitivo comportamental
URI: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2687
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIO CARLOS DA SILVA.pdf639,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.